Connect with us

Noticia Brasil Online

Suécia sera o primeiro país do mundo a extinguir o dinheiro vivo

MUNDO

Suécia sera o primeiro país do mundo a extinguir o dinheiro vivo

A Suécia é sem duvidas um dos países mais avançados do mundo e logo dirá adeus ao dinheiro de papel, a ideia é que até 2023 os pagamentos no sejam feitos por meios eletrônicos em todos os locais.

O curioso é que a Suécia é conhecida por ser o primeiro país europeu a emitir o papel-moeda, em 1661, também será a primeira nação a inserir a sua própria moeda digital e deve se tornar a primeira nação sem dinheiro vivo até março de 2023.

A partir desta data, o papel-moeda não será mais aceito e o único meio de pagamento será através da moeda digital, E-Krona.

Nos países do sul da Europa, o pagamento em dinheiro vivo ainda é bem comum, no entanto, o contrario acontece no Norte do continente.

Na Suécia, 80% de todas as transações são feitas eletronicamente, através do cartão de crédito ou através do aplicativo para celular “Swish”. Sem contar que 99% dos vendedores do país aceitam cartões eletrônicos.

A Suécia, um dos países tecnologicamente mais avançados do mundo, logo se despedirá do papel-moeda e aceitará apenas pagamentos eletrônicos.

No ano de 2012 surgiu o O “Swish” uma plataforma de pagamento móvel que facilita o pagamento eletrônico de seus clientes. A plataforma surgiu de uma colaboração entre os seis maiores bancos suecos.

Hoje em dia metade da população sueca utiliza do “Swish” graças a colaboração das  instituições financeiras e incentivo do Governo sueco  para as pessoas usarem a economia digital.

Cecilia Skingsley, vice-governadora do Banco Central da Suécia, o Riksbank, informou ao Financial Times que as principais razões para essa transição digital, são tornar as transações mais seguras, combater o comércio ilegal e a evasão fiscal.

Notou-se que nos últimos anos, os assaltos a bancos diminuíram consideravelmente no país, devido a diminuição da quantidade de dinheiro nos bancos.

Por enquanto, o mundo estará de olho na Suécia e observará os efeitos concretos da abolição do dinheiro vivo a partir de 2023.

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Recomendamos para você..

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em MUNDO

Em Alta

Estamos no Twitter

BRASIL

To Top