Connect with us

Noticia Brasil Online

Quem está incendiando a Amazônia são empresários eleitores de Bolsonaro, diz Lula

BRASIL

Quem está incendiando a Amazônia são empresários eleitores de Bolsonaro, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nessa 5ª feira (22.ago.2019) a postura do presidente Jair Bolsonaro diante das queimadas na Amazônia. Segundo o petista, o presidente erra ao falar que, de forma criminosa, os responsáveis pelos incêndios são as ONGs ambientalistas.

“O Bolsonaro fala que quem tá botando fogo na Amazônia são as ONGs. Quem tá botando fogo é empresário eleitor dele”, disse em entrevista à TV 247.

Segundo Lula, é fácil saber quem está colocando fogo, por meio das fotografias de satélites, que permitem identificar proprietários de terra.

“Esse cidadão [Bolsonaro], se quiser saber quem está tocando fogo é só pegar fotografias de satélites, saber quem é o proprietário de terra e ir atrás do proprietário da terra que está queimando para saber quem botou fogo. Se o dono da terra não reclamou, não foi à polícia dar queixa de que teve incêndio na terra dele, é porque foi ele quem tocou fogo. Estão tentando aproveitar isso enquanto esse cidadão é o governo do Brasil”, disse.

 

Lula disse que, como ex-presidente, não gosta “de ficar analisando o Bolsonaro”, mas que antes não imaginava que o militar era “tão ogro”.

“Ninguém esperava, e nem o mais fanático das pessoas que defendem ele, é que ele fosse tão ogro. Que ele fosse tão, tão, tão fora de controle, sabe. Não imaginem que ele é bobo não, ele faz tipo. Ele acha engraçado tudo que ele fala, todas as bobagens que ele fala, as panaceia de que o mundo não é redondo, a panaceia de que ninguém foi pra lua, a panaceia de que as fotografias são mentirosas, de que ONG é que estão tocando fogo”, disse.

O ex-presidente ainda comparou Bolsonaro a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. “Eu acho que o Brasil não merece, sinceramente eu acho que todo país suporta gente. Os Estados Unidos estão suportando o Trump, que é outro que, sabe, é o Bolsonaro rico. Porque a quantidade de bobagem que ele fala também… Eu acho que o cargo de presidente exige que você tenha uma certa liturgia de respeito com a sociedade”, disse.

Lula ainda criticou as falas de Bolsonaro, quando rebate críticas em relação às trocas do comando da Polícia Federal e outros órgãos.

“Aquele negócio de ficar dizendo: ‘É eu que mando, é eu que posso’… Você nunca ouviu sair da minha boca: ‘Você sabe quem eu sou? Eu que mando’. Nunca. Até porque você ser presidente da República é você prestar serviço à sua Pátria por 1 prazo determinado”, afirmou.

“A visão dele é uma visão chula. Mas é uma visão de toda a formação política dele, do meio ambiente em que ele convive, sabe. Ele e os milicianos não é brincadeira, sabe. Eles fazem e não tem o pudor de falar o que eles fazem. Lamentavelmente, faz quanto tempo que a gente não houve falar na palavra povo? Faz quanto tempo que a gente não houve falar em crescimento econômico e distribuição de renda? Só corte, corte e ajuste. E não existe a palavra”, afirmou.

Lula está preso na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba desde 7 de abril de 2018. Cumpre pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão por condenação em 2ª Instância no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Comentários
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BRASIL

Em Alta

Estamos no Twitter

BRASIL

To Top