Connect with us

Noticia Brasil Online

Delação premiada fechada pela Lava Jato do Rio pode dar início à chamada Lava Toga

BRASIL

Delação premiada fechada pela Lava Jato do Rio pode dar início à chamada Lava Toga

O repórter Fabio Serapião teve acesso aos capítulos de uma delação premiada fechada pela Lava Jato do Rio que revela como empresários faziam para obter decisões favoráveis no Judiciário.

Veja o que diz trecho da reportagem:

“Uma delação assinada com a Procuradoria-Geral da República e recém-homologada pelo STJ (…) pode dar início à chamada Lava Toga e jogar luz pela primeira vez sobre os mecanismos pelos quais empresários corruptos se valiam de advogados para fazer lobby e comprar decisões judiciais…”

O novo delator é Lélis Teixeira, ex-presidente da Fetranspor e do Rio Ônibus, instituições que representam mais de 240 empresas que atuam no estado do Rio.

Teixeira chegou a ser preso, juntamente com os empresários Jacob Barata Filho e José Carlos Lavouras, dois dos proprietários das maiores frotas de ônibus do país.

Os anexos aos quais Crusoé teve acesso mostram como Barata, Lavouras e outros magnatas do setor de transporte corromperam integrantes de todos os poderes.

Leia mais um trecho da reportagem:

“O delator relaciona advogados que seriam a ponte entre as entidades e magistrados responsáveis por processos envolvendo empresas de transporte. Há detalhes de como ricos empresários se valem de escritórios de advocacia, patrocínios a eventos, e até do pagamento direto de propina, para verem seus interesses atendidos nas cortes….”

“A delação do ex-presidente das duas maiores entidades de empresas de ônibus do Rio não é só sobre o Judiciário. No acordo, ele ainda cita repasses de propina aos ex-governadores Anthony Garotinho, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, ao atual prefeito Marcelo Crivella e seu antecessor Eduardo Paes. Além dos políticos, são mencionados pagamentos mensais a um promotor do Ministério Público estadual e a um delegado federal que conduzia um inquérito contra empresas do setor…”

LEIA MAIS:

Bancada “Muda Senado” volta à carga contra STF para criar a CPI da Lava Toga

 

Comentários

Pai, casado, católico, editor de notícias e Brasileiro com muito orgulho. Um cidadão em pleno gozo de seus direitos constitucionais e de opiniões pessoais.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BRASIL

Em Alta

Estamos no Twitter

BRASIL

To Top