Connect with us

Noticia Brasil Online

Coronavírus deve se espalhar pelo Brasil

BRASIL

Coronavírus deve se espalhar pelo Brasil

Segundo avaliação de médicas infectologistas consultadas pelo UOL, a propagação de casos de contaminação pelo coronavírus dificilmente será contida no Brasil.

Entretanto, as especialistas afirmam que não há motivo para pânico e nem sinônimo de catástrofe.

Recentemente, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Um homem de 61 anos que esteve na Itália e se encontra em São Paulo em isolamento domiciliar. Ele recebeu cerca de 30 familiares antes de ser diagnosticado com a doença, e todos estão em observação.

Até a publicação desta matéria, o Brasil registra 20 casos suspeitos do coronavírus, sendo 12 deles pessoas vindas da Itália.

A médica infectologista Rosana Richtmann afirmou que há muitas perguntas que ainda restam ser respondidas sobre o novo vírus: “por quanto tempo antes de você estar doente ele pode ser transmitido? Pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus?”.

Ela conta que a alta transmissibilidade do vírus e a falta de informação com relação às dinâmicas de transmissão são fatores determinantes para que o Brasil tenha um elevado número de casos da doença.

“Pode ser difícil, mas deixo claro: isso não quer dizer uma catástrofe”, tranquilizou a doutora. Entretanto, ela também afirma que, apesar da baixa taxa de mortalidade, populações mais específicas, como idosos ou pessoas com restrições no sistema imunológico, estão submetidas a um risco de vida maior.

“A maioria das pessoas vai ter o coronavírus como se fosse um resfriado”, afirmou Richtmann.

A médica infectologista Nancy Bellei diz que é possível que o coronavírus já esteja circulando pelo país, mas tenha passado despercebido em muitos casos. “É possível, com o número de viajantes que nós temos (…) Agora é o momento para se preparar para uma fase de epidemia, de maior ou menor intensidade”.

Comentários
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BRASIL

Em Alta

Estamos no Twitter

BRASIL

To Top