Connect with us

Noticia Brasil Online

Cobrança da China por retratação do ministro da Educação, Abraham Weintraub vem do mais alto escalão

MUNDO

Cobrança da China por retratação do ministro da Educação, Abraham Weintraub vem do mais alto escalão

O presidente da China, Xi Jinping, quer uma retratação do próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) depois da polêmica levantada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ao dizer que o “lado chinês” aguarda “uma declaração oficial” do “lado brasileiro”, o embaixador da China, Yang Wanming, avisa nas entrelinhas que a mensagem vem do mais alto escalão do governo chinês.

A embaixada chinesa varou a noite e permaneceu em atividade até às 1h desta segunda-feira, 6, articulando a resposta ao governo brasileiro. A decisão, contudo, veio de Pequim. A carta divulgada nas redes sociais veio direto da chancelaria chinesa, com consequente anuência do presidente chinês, Xi Jinping, dizem interlocutores a Oeste.

Pelo Twitter, Wanming deixa claro que espera uma declaração oficial do “lado brasileiro”. Ao dizer isso, o recado é claro. Integrantes da embaixada dizem que não esperam uma retratação formal apenas de Weintraub, que, no fim de semana, pelo Twitter, apontou a China como um país que poderá sair fortalecido dessa crise mundial.

Racismo

O comentário de Weintraub foi deletado e trocava as letras “R” pelo “L”. O ministro fez alusão ao personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, mas os chineses e muitos nas redes sociais interpretaram como um racismo velado.

É a segunda vez em menos de um mês que a própria chancelaria chinesa atua. Em 19 de março, também veio de Pequim a resposta dada ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), após ele ter apontado o governo chinês como o país responsável pela propagação do coronavírus.

Comentários
Continuar Lendo
Advertisement
Recomendamos para você..
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em MUNDO

Em Alta

Estamos no Twitter

BRASIL

To Top