Connect with us

Noticia Brasil Online

Bolsonaro afasta presidente da Ancine após ordem judicial

BRASIL

Bolsonaro afasta presidente da Ancine após ordem judicial

O presidente Jair Bolsonaro afastou, nesta sexta-feira (30), o diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Christian de Castro Oliveira. A exoneração atende a uma decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro e foi publicada no Diário Oficial da União.

O decreto assinado por Bolsonaro nomeou Alex Braga Muniz como “substituto eventual”. Muniz irá comandar a agência “durante as ausências eventuais e impedimentos do titular”.

DECISÃO JUDICIAL
O Ministério Público Federal afirmou que, em 2017, Christian e outros dois funcionários usaram o sistema da Ancine para acessar informações sigilosas para um sócio de Christian.

As informações obtidas foram vazadas para a imprensa a fim de caluniar outros dois diretores da agência com dados que Christian e os dois funcionários sabiam que eram falsos. Entre as falsas acusações estão a de que os dois diretores teriam desviado recursos da Ancine, além de conter ofensas à honra das vítimas da calúnia.

O trio também é acusado de denunciação caluniosa porque montaram uma falsa acusação e enviaram as informações de forma anônima para o Ministério Público.

– O afastamento dos requeridos tem por escopo garantir a instrução penal e a ordem pública. Sua prévia intimação pode tornar a medida ineficaz, especialmente no que concerne permitir que continuem dispondo do aparato estatal – escreveu a juíza em sua decisão.

leia mais:

‘Vamos buscar a extinção da Ancine’, diz Bolsonaro

Comentários

Pai, casado, católico, editor de notícias e Brasileiro com muito orgulho. Um cidadão em pleno gozo de seus direitos constitucionais e de opiniões pessoais.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BRASIL

Em Alta

Estamos no Twitter

BRASIL

To Top