Connect with us

Noticia Brasil Online

A CPI DO BNDES FOI INSTAURADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

POLITICA

A CPI DO BNDES FOI INSTAURADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

CPI do BNDES mira em contratos firmados com ditaduras bolivarianas e empresas que ja delataram os ex-presidentes, Lula e Dilma

Nesta ultima quarta feira, 27,  foi instaurada na câmara dos deputados a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.

A Comissão deve investigar contratos relacionados à internacionalização de empresas brasileiras entre 2003 e 2015 durante a gestão petista.

O presidente da CPI será o autor do pedido de investigação, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) ele foi eleito, com 19 votos, para presidir a CPI. Eleito Macris, fez a indicação do deputado Altineu Cortes (PR-RJ) para a relatoria

O deputado Vanderlei Macris , explicou que o colegiado vai investigar se o banco privilegiou um grupo de empresas nos investimentos.

Para Macris, é preciso esclarecer se houve benefício para o Brasil em transações com outros países.

Uma mudança no estatuto social do BNDES permitiu que a entidade financiasse a aquisição de ativos e investimentos realizados por empresas brasileiras no exterior, desde que contribuíssem para o desenvolvimento econômico e social do País.

Segundo Macris, essas operações envolveram bilhões de dólares e nunca foram esclarecidas. “São contratos internacionais feitos com Cuba, Venezuela e vários países africanos e que não foram muito bem explicados”, alertou.

“Em duas oportunidade que o Legislativo teve de investigar contratos do BNDES, não foi possível construir uma investigação mais aprofundada, porque se transformaram em CPIs chapa branca. Esse é um novo momento do país, onde se espera transparência dos atos. A comissão tem poder de polícia e tem condições de dar profundidade a essa investigação”, disse Macris

A CPI será composta por 34 membros titulares e 34 suplentes e tem prazo de 120 dias para concluir seus trabalhos. O roteiro de trabalho deverá ser apresentado pelo relator na próxima terça-feira (02 abril).

Entre os deputados que estão entre os membros titulares estão Paulo Eduardo Martins e Kim Kataguiri, ambos representam fortes lideranças da nova política e tem a força de vontade para obter os resultados que a população espera.

 

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Recomendamos para você..

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em POLITICA

Em Alta

Estamos no Twitter

BRASIL

To Top