Connect with us

Noticia Brasil Online

4 dicas incríveis para a saúde financeira dos idosos

FINANÇAS

4 dicas incríveis para a saúde financeira dos idosos

A terceira idade, que também é conhecida como a ‘melhor idade’ é a parte da vida em que podemos ter descanso e tranquilidade, em muitos casos é a idade ideal para realização de grandes sonhos.

No entanto, na vida real as vezes é pouco diferente, em alguns casos o aposentado ainda é o responsáveis pelo sustento da casa e da família e, por conta disso, acaba complicando a sua saúde financeira.

Ser idoso custa caro!

O custo de vida de uma pessoa idosa, costuma ser mais alto do que uma pessoa jovem por conta de gastos que se fazem necessários nesta fase da vida, como por exemplo com planos de saúde e medicamentos.

Os remédios em especial dependendo pode ter divergência de preços que ultrapassam os 200%, portanto, é sempre bom pesquisar bem antes de comparar os remédios, todo cuidado é pouco, pois você pode melhorar a saúde do corpo e adoecer o seu bolso!

O plano de saúde de uma pessoa idosa custa bem mais do que para os mais jovens. Por isso também é muito importante pesquisar bastante antes de assinar um contrato com uma corretora.

Um bom aliado para o idoso é um cartão de credito, se utilizar com cautela, ele permite um controle financeiro mais detalhado e pode dar um prazo maior para acertar as contas.

Cartões pré-pagos x Planejamento financeiro

Se não tem cartão de credito, pode optar por um cartão pre-pago, idosos que não utilizam o cartão de crédito regularmente podem encontrar nos cartões pré-pagos uma ferramenta de compra bem útil, que permite praticamente os mesmos benefícios, mas não cobra anuidade. Dependendo do orçamento disponível, esta diferença pode contribuir bastante.

O grande diferencial do cartão pré-pago, comparando-se com o cartão de crédito comum, fica por conta da ausência de estouro de limites (aqueles cedidos pela operadora ou os definidos pelo próprio idoso), já que o valor é disponibilizado mediante depósito antecipado. Dessa forma, é possível planejar o consumo, controlar os gastos e evitar surpresas no recebimento da fatura.

Cartão de credito e anuidade zero

Atualmente existem os bancos digitais e alguns deles oferecem os cartões de credito que não cobram anuidade, o que pode ser uma boa opção, para quem quer economizar ainda mais com o uso de cartão de credito!

Empréstimo consignado: mocinho ou vilão?

Muito se fala sobre os perigos do crédito consignado, aquele cujo valor das prestações é descontado diretamente na folha de pagamento do benefício. Porém, segundo especialistas, a linha de crédito é uma das mais atrativas aos idosos, por conta dos baixos juros aplicados, bem como a facilidade no pagamento das parcelas.

O que deve ser analisado com cuidado é a condição de contratação: usualmente, financeiras e bancos oferecerem muitas regalias e vantagens aos idosos. Antes de assinar o contrato, é preciso analisar cautelosamente todas as cláusulas e, em caso de dúvida, solicitar auxílio de um advogado.

Como organizar as finanças? Dicas práticas

Confira a seguir algumas dicas básicas, as quais visam à organização e planejamento das finanças na terceira idade:
1- Crie um planejamento financeiro, reunindo todas as informações acerca de seus créditos e débitos mensais. Ter cada gasto na ponta do lápis é um dos primeiros passos para controlar o orçamento.

2- Sempre negocie descontos para compras à vista. Grande parte dos comércios e serviços está aberta à negociação quando esta é a modalidade de pagamento escolhida.

3- Antes de comprar, pesquise preços e condições de pagamento. Com os dados à mão, compare com seu planejamento financeiro e verifique se o caixa suporta um novo gasto.

4- Evite, a qualquer custo, parcelamentos com juros. Em muitos casos, o valor final do produto pode duplicar. Se a compra não for urgente, analise se pode deixar pra um pouco mais pra frente. Nada melhor que pagar a vista, ganhar um desconto e não se preocupar mais com este item.

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Recomendamos para você..

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em FINANÇAS

Deseja receber um alerta com as principais noticias do dia? Assine nossa Newsletter é gratís!




Em Alta

Estamos no Twitter

BRASIL

To Top